top of page

Ex-morador de rua muda de vida e ganha casa nova para recomeçar


Nos últimos sete anos, a vida de João Maria Albino, de 68 anos, foi morar em uma barraca improvisada com lonas no Parque Barigui. Em meio a sujeira, ratos, frio e chuva, ele vivia de cuidar dos carros e do recebimento de doações. Apesar das dificuldades e da violência, sempre resistiu à ideia de deixar as ruas. Mas agora decidiu virar uma página dessa história.


Resgatado pela Fundação de Ação Social (FAS) há uma semana, seu João está no abrigo do Centro POP Plínio Tourinho, na Rua Engenheiros Rebouças, e na próxima semana deve se mudar para uma casinha nova, construída por meio de uma parceria da FAS com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

“Foi difícil porque ele resistia a deixar a rua, estava apegado, mas finalmente decidiu mudar de vida”, lembra Vanessa Resquetti, gerente de abordagem da FAS. “Foram várias tentativas, mas agora ele terá uma casa nova”, diz Helena Ribeiro, educadora social que fez várias tentativas de tirá-lo das ruas.

Tanto tempo no Barigui fez do seu João conhecido das pessoas que frequentavam o parque para correr ou passear. Apesar de meio tímido, ele aos poucos conta sua história. Natural de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, veio para Curitiba aos 9 anos. “Trabalhei com trator, cuidei de carros”, diz.

Chegou a ser preso e, quando saiu, não tinha mais referências. Foram várias tentativas de achar o rumo até montar sua barraca no Barigui.

“Mas o mundo gira e leva a gente para outros lugares.” Desde que entrou no abrigo, tem sido amparado por uma equipe de educadoras sociais. Aos poucos, está se adaptando à vida nova no abrigo: banho quente, roupa limpa e comida. Faz visitas diárias à unidade de saúde da Praça Ouvidor Pardinho para cuidar de uma úlcera e da hipertensão, agora tratadas, de acordo com a coordenadora do POP Plínio Tourinho, Rosângela Zengo.

“A gente tem que ser feliz em qualquer situação. Quando temos Deus tem que ser assim”, diz ele, que não esconde a ansiedade que a mudança trouxe. “Vamos ver como vai ser.”


Casa nova

A casa nova deve ficar pronta na semana que vem e está sendo construída no terreno da casa da irmã. O projeto é uma parceria entre a FAS, que forneceu o kit para a construção, e a Cohab, responsável pela obra. São 15 metros quadrados, com um cômodo de quarto, banheiro e cozinha.

A cozinha está sendo adaptada porque a irmã vai fazer as refeições para ele, segundo Cynthia Takahashi de Lima, coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) da Matriz.

No abrigo, João Maria Albino está retomando até mesmo os gostos antigos, como a leitura e a pintura. “Faz tempo que não pinto, mas não perdi o trato”, diz ele, que gosta de desenhar paisagens. Os livros estão nos planos futuros. “Gosto de livros instrutivos, sobre animais, funcionamento de motor. Mas por enquanto não consigo me concentrar”, define.


Matéria publicada no site da cidade de Curitiba no dia 25 de maio de 2018.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ex-morador-de-rua-muda-de-vida-e-ganha-casa-nova-para-recomecar/46265

bottom of page